logo_5.jpg

V CONFISMAT

O Ensino e a Pesquisa no

Contexto Amazônico

SOBRE O EVENTO

Já em sua quinta edição, o CONFISMAT é o único congresso que integra acadêmicos e pesquisadores das áreas de Física e Matemática da Região Amazônica, dando possibilidade também para a aplicação destas ciências em diversas áreas do conhecimento de forma interdisciplinar.

 

É uma iniciativa do Colegiado de Ciências: Matemática e Física do Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente (IEAA) da Universidade Federal do Amazonas (UFAM).

 

Iniciado em 2009, o I CONFISMAT teve como principal objetivo oportunizar aos alunos do curso Ciências: Matemática e Física a interação com outras áreas do ensino, assim como socializar conhecimentos com alunos e professores da rede municipal e estadual de ensino do município de Humaitá e ainda contribuir para o desenvolvimento da ciência e da tecnologia através da publicação dos trabalhos de todos os pesquisadores envolvidos.

Com o empenho de todos, deu-se seguimento às edições seguintes durante mais de uma década de experiências diversas chegando a esta edição. Ampliando o seu público através da primeira versão online, o V CONFISMAT passa a discutir o tema do ensino e da pesquisa no contexto amazônico, desta vez, sob a ótica de um trabalho que foi sendo consolidado ao longo deste tempo, com a participação maciça dos estudantes e egressos dos diversos cursos de Física e Matemática da região e em especial do IEAA.

Localizado no sul do Estado do Amazonas, o IEAA abriga o Colegiado de Ciências: Matemática e Física que conglomera um corpo docente com grande número de doutores/pesquisadores em seu quadro, contribuindo para o desenvolvimento da Ciência na Região Amazônica.

O V CONFISMAT pretende, dentre outros objetivos, promover oportunidades de discussão nas áreas de ensino e pesquisa de Física e Matemática, divulgar trabalhos técnicos e científicos nas áreas de ensino e pesquisa de Física e Matemática, bem como divulgar trabalhos técnicos e científicos em áreas de aplicação (Química, Geociências, Ciências do Ambiente, Agrárias, Biológicas, Humanas e Letras).

O evento conta com uma programação rica em palestras, minicursos, mesas-redondas, apresentações orais e as participações de palestrantes nacionais e internacionais. Nesta edição, contamos com o apoio financeiro principalmente da FAPEAM e UFAM.

Conclamamos a todos a participarem, contribuírem e tirarem o melhor proveito do evento. Apesar da distância física, devido às recomendações das agências de saúde, estamos certos de que vamos estar mais juntos do que nunca neste evento.

1/39